quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Atividade de avaliação

Por Alexsandro Rafael


Esta atividade deve ser realizada em trio. O professor Moisés vai conversar sobre ela na quinta, 27. O texto que vai auxiliar na realização da atividade é Construindo mapas conceituais, de Romero Tavares, e  já está no e-mail da turma. Então, formem as equipes e bom estudo!


UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

I. Identificação:

·         Curso: Licenciatura em Pedagogia
·         Disciplina: Fundamentos Filosóficos, Históricos e Sociológicos da Educação I
·         Professor: Moisés de Melo Santana
            Nomes: ____________________________________________  ____________________________________________________   ____________________________________________________
·         Data:      /        /2014.

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO PRESENCIAL

1.   Elaboração de 03 MAPAS CONCEITUAIS a partir do texto de ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia. São Paulo: Moderna, 2006. A construção dos mapas conceituais exigirá a realização de pesquisas de imagens e leituras de textos complementares. As equipes deverão ser compostas de três membros. Cada equipe ficará responsável pela elaboração de um MAPA CONCEITUAL.
A) Escolher e produzir um MAPA CONCEITUAL, conforme opções abaixo, MAPA CONCEITUAL 1, 2 e 3.
·         B) Elaborar e responder 04 (quatro) questões relativas aos MAPAS CONCEITUAIS das outras equipes, 02 (duas) questões-resposta de cada uma das outras equipes.

·         MAPA CONCEITUAL 1
Teorias e tendências pedagógicas na educação brasileira
·         Construir coletivamente um MAPA CONCEITUAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA ENTRE FINAIS DO SÉC. XIX E INÍCIO NO SÉCULO XX – PIONEIROS DA EDUCAÇÃO; EUGENIA E EDUCAÇÃO; CATÓLICOS E LIBERAIS.
1.1.1   Realizar levantamento de informações sobre história e educação do Brasil no século XX
1.1.2   Construir critérios de organização dessas informações levando em conta as perspectivas historiográficas trabalhadas em Fundamentos da Educação I
1.1.3   Organizar Mapas Conceituais a partir dos eixos propostos
  1. MAPA CONCEITUAL 2
Teorias e tendências pedagógicas na educação brasileira
·         Construir coletivamente um MAPA CONCEITUAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO SÉCULO XX – O DEBATE EDUCACIONAL DOS ANOS 50 E A LDB DE 1961; A EMERGÊNCIA E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE; GOLPÉ MILITAR E EDUCAÇÃO NO BRASIL.
2.1.1   Realizar levantamento de informações sobre história e educação do Brasil no século XX
2.1.2   Construir critérios de organização dessas informações levando em conta as perspectivas historiográficas trabalhadas em Fundamentos da Educação I
2.1.3   Organizar Mapas Conceituais por períodos históricos determinados tratando do tema central trabalhado. O resultado pode ser apresentado utilizando dos recursos da TI – Blog turma.
  1. MAPA CONCEITUAL 3
Teorias e tendências pedagógicas na educação brasileira
·         Construir coletivamente um MAPA CONCEITUAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO SÉCULO XX – MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO; REDEMOCRATIZAÇÃO E EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO, CULTURA E PODER: PERSPECTIVAS PÓS – COLONIAIS.
3.1.1   Realizar levantamento de informações sobre história e educação do Brasil no século XX
3.1.2   Construir critérios de organização dessas informações levando em conta as perspectivas historiográficas trabalhadas em Fundamentos da Educação I
3.1.3   Organizar Mapas Conceituais por períodos históricos determinados tratando do tema central trabalhado. O resultado pode ser apresentado utilizando dos recursos da TI – Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário